Políticas de Qualidade

As Políticas da Instituição surgem como um dos processos do âmbito do Sistema de Gestão da Qualidade que se fundamenta no referencial da Qualidade EQUASS - Certificação da Qualidade dos Serviços Sociais.
Tendo como base a sua Missão, Visão e Valores propõe esta Instituição a adoção de quatro políticas, nomeadamente: Qualidade, Confidencialidade, Envolvimento Ativo e Recursos Humanos.

Estas promovem um conjunto de ações/atividades e serviços, comprometendo-se com a qualidade e a melhoria contínua, garantindo permanentemente a prestação de serviços de qualidade aos seus clientes e todas as partes interessadas.

Constituem-se como documentos orientadores de condutas e comportamentos que guiam as atitudes e ações de todos os colaboradores da instituição, bem com a relação que é estabelecida com todas as partes interessadas.

Sempre que se justifique as políticas serão revistas de acordo com o sistema implementado.

As políticas refletem o comprometimento da instituição para com o Sistema da Qualidade implementado e pretende assegurar a melhoria contínua dos serviços prestados pela Santa Casa da Misericórdia de Penela, baseando-se nos seguintes pressupostos:


  • Atingir a Excelência na prestação dos seus serviços, procurando aumentar a satisfação dos seus utentes e suas famílias;
  • Aumentar a eficácia dos processos da Instituição, com base na sistematização de procedimentos e na implementação de processos de melhoria contínua;
  • Melhorar as competências dos seus colaboradores, para uma prestação de serviços focalizada no utente e na satisfação de todas as suas necessidades;
  • Desenvolver a qualidade dos seus serviços, através da inovação e da integração de novas respostas sociais;
  • Promover o aumento da capacidade das respostas sociais, contribuindo para a satisfação das necessidades da comunidade.


Objectivos da Qualidade

Através da concretização da sua Política da Qualidade, a Santa Casa da Misericórdia de Penela assume os seguintes objectivos:


  • Melhorar as competências e o desempenho dos colaboradores;
  • Melhorar e aumentar as infra-estruturas da instituição;
  • Contribuir para o desenvolvimento da comunidade promovendo a empregabilidade e inserção social, de acordo com as possibilidades;
  • Reforçar o envolvimento e participação das famílias;
  • Aumentar a satisfação dos utentes e suas famílias.


Manual da Qualidade

Manual da Qualidade