Plano de Atividades: Psicologia

 

À semelhança do sucedido nos anos anteriores, a intervenção no âmbito da psicologia pautará as suas atividades no sentido de contribuir para a melhoria da qualidade de vida dos seus utentes, incidindo, fundamentalmente, no apoio a utentes das valências da terceira idade por se tratar de uma população mais carenciada e com mais fragilidades.

Neste seguimento, as atividades propostas para o ano 2014 prendem-se com a continuidade do trabalho já realizado, procurando melhorar alguns parâmetros de forma a potenciar os resultados. De forma genérica o serviço de psicologia atuará em diferentes áreas de intervenção (transversal às valências de Lar, Centro de Dia, Unidade de Cuidados Continuados e, pontualmente, Centro de Atividades de Tempos Livres), nomeadamente:

Integração do Idoso na Instituição: facilitar a integração do idoso, minimizado o impacto que a institucionalização/internamento acarreta. Para o efeito será imprescindível conhecer a história de vida pessoal, social e médica do utente e dar feedback à equipa sobre aspetos pertinentes.

 Avaliação Psicológica: avaliação permitirá identificar de forma mais específica a existência de perturbações psicológicas e/ou psiquiátricas e o comprometimento de funções cognitivas, bem como assinalar queixas dos utentes. Os resultados da avaliação permitirão traçar um plano de intervenção mais adequado/personalizado às necessidades de cada utente.

Acompanhamento Psicológico: visará melhorar a qualidade de vida dos utentes através de uma psicoeducação da patologia e/ou problema em causa, fornecer ferramentas e estratégias de coping e resolução de problemas, estimular o diálogo/partilha de vivências e sentimentos e treino de competências sociais.

Estimulação cognitiva: Quer seja realizada em grupo ou individualmente terá a função de prevenir/retardar a deterioração das faculdades mentais. Aqui serão realizados exercícios validados que estimulem a memória, raciocínio, atenção e concentração, funções executivas, cálculo, linguagem e o sensório-motor.

Gestão de conflitos: Por via da promoção de atividades estimular a interação entre utentes, prevenindo o aparecimento de conflitos ou servindo de mediadora na gestão de conflitos existentes.  

 Estimulação do desenvolvimento social: a realização de sessões de grupo veiculará a partilha de experiências e o desenvolvimento da afetividade entre participantes evitando, assim, o isolamento. E ainda o educar para a cidadania e despertar o espírito crítico através de diálogos, debates e sensibilização sobre alguns temas.

 Encontros intergeracionais: visará promover o relacionamento entre as crianças que frequentam o CATL e utentes de Lar, Centro de Dia e Unidade de Cuidados Continuados criando espaços de partilha, saberes e afetos entre gerações.

 Projeto “O meu lugar dos afetos”: este projeto destinar-se-á a utentes da valência de Lar e pretende proporcionar a oportunidade de todos os participantes regressarem às suas origens (cf. apresentação do projeto em documento próprio, disponível para consulta)